Sobre o IBHC

O Instituto Brasileiro de Hipnose Clínica (IBHC) foi fundado em 2002 pela psicóloga clínica Cláudia Maia com o objetivo de difundir o conhecimento da hipnose clínica e suas aplicações para as diversas áreas da saúde física e emocional (medicina, psicologia, psicologia do esporte, odontologia, fonoaudiologia, fisioterapia).

O IBHC propõe cursos e palestras em Belo Horizonte e diversas outras cidades do Brasil para profissionais e estudantes da área da saúde. Também oferece atendimentos clínicos presenciais e on line para pessoas de todo o país. E, ainda, coloca à disposição dos profissionais estudos e casos clínicos de sucesso em formato de eBooks.

A criação dos cursos de hipnose para os profissionais da saúde surgiu do desejo de auxiliar, inicialmente, os odontólogos na sua prática com pacientes fóbicos de agulha, sangue, corte; alérgicos a anestesia química; que sofriam ânsia de vômito e outras dificuldades. Com o andamento dos cursos, houve aprimoramento e aprendizado de como a hipnose poderia auxiliar mais ainda nos procedimentos odontológicos, como nas cirurgias mais invasivas (enxerto de palato), quanto aos pacientes com fobia de dentista e que já estavam há muito tempo sem nenhum tipo de acompanhamento; entre outros.

A partir do sucesso obtido com várias turmas de odontólogos, surgiu a oportunidade de criar turmas multidisciplinares (odontólogos, cardiologistas, gastroenterologistas, fonoaudiólogos, fisioterapeutas, psicólogos), que enriqueceram substancialmente o processo de aprendizagem dos participantes e contribuíram para o aprimoramento do estudo e dos cursos ministrados.

A hipnose pode auxiliar ainda na realização de exames de endoscopia, no tratamento da síndrome do intestino irritável (SII), no controle da pressão arterial, na facilitação dos exercícios repetitivos da fonoaudiologia, no tratamento da depressão, síndrome de pânico, bulimia, anorexia, alopecia areatra. Mesmo sem fazer uso do transe hipnótico, utilizando apenas a linguagem hipnótica, que torna a comunicação mais eficaz, o profissional pode obter sucesso na criação do vínculo de confiança, na facilitação de novas compreensões e da aceitação do tratamento proposto.

Para mais informações sobre como participar e/ou promover palestras e cursos: contatoibhc@hipnoseclinica.com.br