Hipnose clínica

Cada vez mais as pessoas buscam tratamentos terapêuticos que sejam eficazes e breves. Daí o interesse no estudo da Hipnoterapia. Na Hipnoterapia, a Psicanálise pode ser a base para a compreensão do paciente e a Hipnose, a ferramenta que facilita o acesso ao inconsciente.

A Hipnose possibilita à pessoa aprender a sentir-se tranquila e segura frente aos desafios do dia a dia, além de proporcionar à mesma a possibilidade de descobrir os recursos internos, já existentes dentro dela, para solucionar seus problemas, traumas e dificuldades.

A experiência da hipnose é vivida pelos pacientes de forma prazerosa. Muitos dizem aprender a auto-hipnose desde a primeira sessão, praticando-a em casa antes de dormir, em momentos de ansiedade, no trabalho, entre outras ocasiões.

Na Odontologia, Medicina e Psicologia, a hipnose tem sido aplicada nos tratamentos de ânsia de vômito, ronco, bruxismo, fobias, como coadjuvante ou substituto anestésico, ansiedade, hipertensão, asma, síndrome do pânico, depressão, enurese, anorexia, bulimia, doenças psicossomáticas, vitiligo, dermatites, psicoses, nas cirurgias de revascularização miocárdicas, nos exames invasivos como a endoscopia, na preparação de gestantes para um parto mais tranquilo. Muitas foram as cirurgias em que a hipnose foi útil como auxiliar no pós-operatório, no processo de cicatrização e para evitar edema e dor.

A psicóloga Cláudia Valadares Roquette Maia, fundadora do Instituto Brasileiro de Hipnose Clínica (IBHC), de Belo Horizonte, desenvolve trabalho científico na área da hipnose clínica há quinze anos.

O IBHC oferece atendimentos a pacientes e cursos aos profissionais da saúde, ensinando-os a usar a hipnose na clínica, auxiliando os tratamentos.
É importante lembrar que, na hipnose, usa-se também a regressão se necessário e que, durante o transe, o paciente mantém um nível de consciência capaz de levá-lo a aceitar apenas o que estiver de acordo segundo os seus valores. Trata-se de um procedimento científico que nada tem a ver com a hipnose utilizada por artistas e atores em palcos e shows.